predios de sao paulo 02.jpg
 
 

Prédios de São Paulo - vol 02

O que você vê?

"O medo súbito fê-la baixar os olhos. A cidade ainda ali estava.”

trecho de Ensaio sobre a cegueira, José Saramago

Há pouco mais de um ano era lançado o livro Prédios de São Paulo. 

No último parágrafo de seu prefácio, desejei que ele não fosse único, mas sim o primeiro volume de uma vasta coleção. É com enorme alegria que vejo meu desejo realizado. 

Após uma recordista campanha de crowdfunding o segundo volume do livro Prédios de São Paulo tornou-se realidade. 

Durante os quinze meses que o separam do volume anterior, a página que deu origem a este projeto teve seu número de seguidores quadruplicado e inspirou projetos semelhantes por todo o Brasil. Perceber que a curiosidade pelo espaço construído a nossa volta não é um caso isolado é revigorante. Principalmente quando estes olhares atentos miram e reconhecem tanta arquitetura de qualidade. 

É extremamente importante que continuemos a exercitar o olhar sobre as nossas cidades, pois dessa forma saberemos buscar por espaços que atendam nossas reais necessidades. Abrir a janela, sair na rua e olhar para fora nos leva a participar do nosso entorno construído e é dessa forma que nossas vivências se transformam num repertório capaz de mudar nossa postura como cidadãos.

Há diversas questões que nos colocamos quando vivemos os espaços da cidade, e encontrar exemplos felizes a nossa volta faz com que aprendamos e desejemos por mais espaços como estes.

Neste segundo volume mais lentes vem contribuir com as histórias a serem contadas. Carolina Mossin junta-se a Milena Leonel e Emiliano Hagge para capturar uma nova seleção de prédios tão extraordinária quanto a primeira. Seleção essa que nos ensina a ver a Arquitetura não como um rótulo ou uma assinatura, mas como um conjunto de escolhas e posturas capazes de transformar e melhorar as cidades em que vivemos.

Digo feliz que há muitos prédios que não estão retratados nas próximas páginas. E espero que você também, quando aceitou o convite de abrir a janela, tenha encontrado uma imensidão de prédios incríveis aguardado o momento em que suas histórias serão contadas.

Que haja sempre motivos para mais um volume nesta coleção.